quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Desiludida com Francisco José Viegas...

Disse que mandaria "tomar no cu" a quem o tentasse fiscalizar à saída de um café. 
Tomar no cu?! Apanhar no cu, homem de Deus, uma pessoa do Norte manda apanhar no cu! 
Cá em cima toma-se café, mas apanha-se no cu (neste último caso, sempre que se passa um recibo verde, por exemplo).

13 comentários:

  1. Mas quem é que diz tomar no cu? É que só facto de se dizer assim perde-se logo o sentido da coisa. Nem parece um homem do Norte carago.

    ResponderEliminar
  2. Estou entusiasmada com esse tomar no cu... aH!

    ResponderEliminar
  3. Esse dizer não é tomar, mas levar...

    Em Lisboa também se sabe disso!

    Gostei da sua frontalidade e prefiro-a aos tais partidos...

    Maria Luísa

    ResponderEliminar
  4. Aqui em baixo também se apanha no cú. Estas porcarias do acordo ortográfico só nos lixam :-D
    Ah e eu cá não peço factura, não quero o meu NIF associado a lado nenhum, isto é tudo para o estado controlar os nossos gastos... ai comes fora 10 vezes? Atão ainda podes descontar mais um bocadinho,

    ResponderEliminar
  5. É chique, filha. Lá em baixo não levam no cu... tomam nele.

    ResponderEliminar
  6. Depois desta tirada do Xico, até a Emissora Nacional (vulgo RDP) comentou, com o Macedo a rir muito feliz e ruborizado. Bendito país de parolos, onde esta tirada maganinha do provincial Xico xicão causa escandalozinho. E veja-se que nem foi uma expressão mesmo forte. Ainda se fôsse um viril "Vai levar na peida!" ou, maravilha das maravilhas, "Vai comer c'uma tranca no cagueiro!", compreendia-se. Mas assim como foi, quase educadamente? Os nossos ex-governantes, tal como se calhar os governantes, nem malcriadões em termos conseguem ser? Entre eles, para se machucarem, dirão "Vá para o caralhito, please"? Às tantas é isto, já nada me admira nestes morcões.

    Chacal do Norte, bulgo Pereirinha

    ResponderEliminar
  7. Eu julgo que seja um indício subtil da posição do ex-SEC quanto a uma futura União Ibérica. Também em Espanha se fiz "tomar no cu" e o próprio Nobel da Literatura Camilo José Cela utilizou a expressão, o que lhe valeu de imediato o rótulo de homofóbico. Sendo FJV escritor, nada mais natural do que exprimi-lo com a oportunidade e a sensibilidade que seria de esperar da sua parte.

    ResponderEliminar
  8. Se calhar também diz "vai prá pilinha" ou "Vai-te enfiar no pipi", em vez de "vai pró car@lho" ou "vai-te foder"!!! :P

    ResponderEliminar
  9. Realmente o escãndalo que isto gerou só me fez lembrar uma passagem do Apocalipse Now, em que um soldado diz «Mandam-nos saltar para o Inferno e castigam-nos se escrevermos 'FUCK' no interior do avião». Cambada de hipócritas.

    Quanto a tomar ou apanhar, é claro que é apanhar, ou levar. tomar é no Brasil.

    Enfim; força Viegas!

    WC Fields

    ResponderEliminar
  10. Olha caralho qual tomar no cu... tomar tal como dizes, toma-se café...
    Lá na terra diz-se "plantar tomates ao rego" que na verdade é a mesma coisa.

    ResponderEliminar