Parafraseando a Dr.ª Rute Remédios, as opiniões são como as vaginas: cada uma tem a sua e quem quiser dá-la, dá-a. Neste blog, Julie D´aiglemont dá a sua. Opinião, claro. E nem sempre da forma mais respeitosa. Isso ofende a vossa sensibilidade? Então, ide, ide. Ide ler o programa de um qualquer partido de extrema esquerda, que de certeza é mais consentâneo com vossos princípios morais.





quinta-feira, 28 de julho de 2011

Paradoxos que me intrigam (#2)

Cristo era um judeu do Médio Oriente, certo?
Então, porque é que é quase sempre representado com olhos verdes ou azuis, pele muito clara e, por vezes, cabelos claros?

33 comentários:

marta, a menina do blog disse...

Não me digas que acreditas que a Bíblia já vinha assim feita!

Era uma vez uma data de senhores no Vaticano que estavam a decidir entre uns tantos livros quais é que haviam de contar as coisas à maneira deles.

Decidiram, ao fim de muito pensar: "Vamos deixar os livros todos na igreja durante a noite. Os que estiverem em cima do altar, de manhã, são os que Deus escolheu, os que estiverem no chão são os que Deus rejeitou!"

Claro que não ficou para a história quem tinha a chave da igreja...

Fim!

Além de que os Romanos aderiram ao Cristianismo porque havia uns quantos cristãos endinheirados que pagaram muito bem ao Imperador Constantino...

Ska disse...

Estás a gozar?

Com o vinho atraem os homens para a missa, com o jeitoso hippie loiro e de olhos azuis atraem as gajas.

Achas que se lhe dessem ar de médio oriente alguma senhora ia À missa? Tal como se dessem águas das pedras.

Pusinko disse...

Ska esteve muito bem.
Também acho que é uma manobra de publicidade.
E até vai funcionando...

Julie D´aiglemont disse...

Vou já redigir uma carta para o Ratzinger a pedir para os 3 serem excomungados, seus relapsos!!!!
E ficam avisados de que vão os 3 para o inferno!
Vêmo-nos por lá, eheheheh

Teresa disse...

Não seja por isso, Julie:

http://www.google.pt/imgres?q=barbra+streisand&um=1&hl=pt-PT&client=firefox-a&sa=N&rls=org.mozilla:pt-PT:official&biw=1085&bih=874&tbm=isch&tbnid=DCMttu0KsUB83M:&imgrefurl=http://www.lyricspond.com/artist-barbra-streisand&docid=ROSoius5iiyMeM&w=500&h=500&ei=_m0xTr-VNI_rgQeuyPj9DA&zoom=1&iact=hc&vpx=816&vpy=78&dur=5454&hovh=225&hovw=225&tx=120&ty=108&page=1&tbnh=139&tbnw=143&start=0&ndsp=30&ved=1t:429,r:5,s:0

Judia mais judia do que ela não há. :)

Estudante disse...

Sabes que na Bíblia Jesus é descrito como um homem moreno e de cabelo curto... pelos vistos, os artistas resolveram fazer-lhe um makeup x)

Julie D´aiglemont disse...

Teresa: isso não é justo! A Barbra é uma judia do novo mundo. Ali já há miscigenação. Sua má!

Estudante: eu sei, mas acho piada à criatividade dos artistas.

Beijos.

Teresa disse...

Julie,
Yeah, yeah! Mas onde estavam os antepassados dela há dois mil anos?
Em Key West a banhos, não? ;)

Teresa disse...

E por falar na criatividade dos artistas:
Há em algumas lojas chinesas e belas imagens como esta com fundo de cataratas e coisas igualmente inspiradoras. Algumas, consoante o ângulo de visão, até nos permitem ver Jesus Cristo de olhos abertos ou fechados.

Teresa disse...

E até o cinema me dá razão! Querem ver que Norman Jewison era um embusteiro, não?

http://www.google.pt/imgres?q=ted+neely,+jessus+christ&um=1&hl=pt-PT&client=firefox-a&sa=N&rls=org.mozilla:pt-PT:official&biw=1085&bih=874&tbm=isch&tbnid=cOz4M4RHXAZRnM:&imgrefurl=http://blog.filmwax.com/2011/05/27/jewison/&docid=FdwAnruevAoT1M&w=1840&h=2840&ei=enExTo_TO8a38QOS5KWgDg&zoom=1&iact=hc&vpx=858&vpy=282&dur=866&hovh=279&hovw=181&tx=94&ty=128&page=1&tbnh=162&tbnw=104&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:9,s:0

Julie D´aiglemont disse...

A Teresa é má e se continuar assim vai para o inferno, porque sabe muito bem que eu tenho razão.
Para a punir (porque mais vale pagar nesta vida do que na outra), estou tentada em enviar-lhe um quadro da loja dos chineses que há aqui ao lado. Não tem Cristo, mas tem o Papa João Paulo II, a Irmã Lúcia e a Beata Alexandrina - os três enquadrados por cima de uma vista do Vaticano.
Só não lho envio já, porque tenho pena dos seus pobres gatinhos, que também teriam de privar com semelhante obra de arte.

Pseudo disse...

Vou perguntar à minha avó! Ela diz que sabe tudo acerca de Cristo e tem sempre resposta para tudo. Ainda me vou rir quando ela me mandar para o inferno.

Teresa disse...

Garganta, minha querida, garganta!
Ou bravata, se preferir.
Desafio-a a apresentar provas do dito quadro (serve foto manhosa feita com telemóvel).

Já agora, leia isto:
http://empantanas.blogspot.com/2005/08/as-tradies.html

(o apresentador da TVI de que se fala ali é do meu grupo do Liceu, BTW, nunca lhe mostrei isto)

São disse...

Segundo me explicaram , tem a ver com ideia de divindade. De Luz .

Tudo de bom

Anónimo disse...

Olha, digamos que foi um fotoshop ( na altura já existia) bem feito, para atrair as beatas à missa, e resultou durante muitos séculos, mas agora há por aí umas "mentes preversas e diabólicas" que se lembram de perguntar cada coisa, deusmalibre!

Julie D´aiglemont disse...

Teresa: me aguarde!

Julie D´aiglemont disse...

Teresa: esse quadro que descrevi foi oferecido por mim e pela minha amiga AS a um amigo nosso, em vésperas da partida deste para a Holanda (para estudar o comércio português no Atlântico durante a Idade Média). Achámos que era apropriado, para ver se lhe aplacava as saudades da pátria, eheheh. Vou telefonar-lhe e pedir para ele tirar uma foto... isto é, se o quadro não repousar já num contentor do lixo, eheheh

Blizard Beast disse...

Nunca percebi como os metaleiros sempre foram rotulados como satánicos. São todos parecidos com Jesus. Deveriam ser venerados...

Julie D´aiglemont disse...

Bilzard Beast: tens tanta razão! Eu, pelo menos, venero-os, eheheh

Malena disse...

Olha que se pusessem lá um gajo de barbas parecido com o Ratzinger também não iam longe!!! Eheheheh! ;)

Julie D´aiglemont disse...

Tadinho do Ratzinger, tão lindinho... NOT!

S* disse...

Por imbecilidade.

Anónimo disse...

as kodak da altura eram do melhor!!!


beijo

Unknown disse...

Porra, estou a ver que por aqui abunda a ignorância na matéria...
Obviamente que Jesus não tinha os olhos azuis ou verdes e muito menos era loiro. A imagem dEle que nós temos hoje em dia é a do «Cristo Pantocrator» que se difundiu por todo o mundo, a imagem de um homem ocidentalizado (como o Buda, que é indiano de origem, e ficou "chinês" no extremo Oriente). Para quem não sabe, as primeiras imagens de Cristo até O retratavam como um jovem imberbe e sem barba à boa maneira romana e esses ícones estavam bem presentes nas catacumbas onde os cristãos primitivos (onde está escrito na Bíblia que Jesus tinha cabelo curto? Agradecia a informação...), então perseguidos violentamente pelos pagãos do Império Romano (os romanos converteram-se porque pagaram bem ao Constantino? Balelas! Constantino só se converteu no leito da sua morte e o que ele fez foi simplesmente acabar com a perseguição aos cristãos e instaurar a liberdade religiosa no império...), se refugiavam...
E para quem também não sabe, a Bíblia é um conjunto de 73 livros, o Antigo Testamento corresponde à Torá Judaica e os supostos livros que ficaram "em cima do altar" são os livros canónicos que compõem o Evangelho. Os outros, que eu por acaso tenho e também já li, são os conhecidos por apócrifos e gnósticos (escritos estapafúrdios e incoerentes entre si que subverteram a doutrina), daí terem sido, em concílio, condenados. Qualquer pessoa com dois dedos de testa que os tenha lido facilmente percebe o porquê de terem sido excluídos.
Estudar as coisas faz bem e recomendo vivamente, sobretudo a todos aqueles que gostam de mandar postas de pescada quando não sabem do que é que o assunto se trata.

Teresa disse...

Agora tive de rir. Imberbe e sem barba?

imberbe
adj. 2 g. s. m.
Diz-se do ou aquele que ainda não tem barba.

Quando as pessoas ficam muito inflamadas descambam para o disparate.

Unknown disse...

Teresa, era para escrever apenas imberbe ou sem barba. De resto, o meu comentário nem sequer era uma resposta para ti, mas ainda bem que te deste ao trabalho de o ler.

marta, a menina do blog disse...

Na realidade, o Constantino era um menino muito mauzinho. A "paz do mundo" foi uma consequência da sua conversão. O homem até matou a mãe porque desconfiava dele! E atirou uma data de gente para um poço. Muito mau fígado, muita azia, coitado...

marta, a menina do blog disse...

E acerca dos Evangelhos, há MUITA teoria, mas poucas provas, de facto.

Já li - eu leio!! fantástico!! - tanta coisa contraditória, que fiquei por aquela teoria de "há tantas verdades que não se sabe qual é a verdade, e afinal, o que é a verdade! Venha de gnósticos, Ordem da Jarreteira, Ordem S. Miguel da Asa, Paineis de S. Vicente, ou da D. São, que é a beata mais beata lá do bairro onde cresci!

(E também li o post todo)

Saudações =)

Estudar é bom.

marta, a menina do blog disse...

(Menina Julie, meter uma posta de religião dá sempre numa data de comentários, é uma animação!)

Unknown disse...

Fantástico!!
O que é a verdade?... muito bom... em latim «Quid est veritas?», precisamente aquilo que Pôncio Pilatos perguntou...
A dúvida grega, maldita dúvida grega...

Saudaçõs.

marta, a menina do blog disse...

Só sei que nada sei... Afinal, aparentemente, tenho para aí uma raiz qualquer romana...

Unknown disse...

Eu é que não digo que só sei que nada sei... já imaginaste o que é que é alguém ouvir-me dizer isso e depois perguntar-me quem eu sou? Responder-lhe-ia "não sei"? Ai Sócrates, Sócrates (o grego, entenda-se)...

Saudações.

Herético disse...

Porque ele era gay.
Naquele tempo, não ter mulher nem filho, e ter o look abichanado que lhe pôem nesta foto, era fatal.